Painel: utilização da tecnologia na educação: mudança e relevância

Início: 24/11/2021 às 14h00
Fim: 24/11/2021 às 15h00

Objetivo: Discutir o paradoxo da necessidade da inclusão da tecnologia na Educação alinhada aos desafios de acesso à ferramentas tecnológicas principalmente em escolas/comunidades de vulnerabilidade social. Qual o caminho para incluir de fato a tecnologia na educação de maneira justa e democrática diante da realidade brasileira?

Mediadora: Dra. Tatiani Bellettini dos Santos

Possui graduação em Ciências Biológicas/Licenciatura pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) (2010). Mestrado em Educação (2014) e Doutorado em Ciências da Saúde (2018) pela UNESC/SC. Atua como Professora e Coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão no Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC). É membro do corpo editorial da Revista Unesc em Revista - ISSN: 2527-0168. Tem experiência em Pesquisa em Educação e Saúde com ênfase em Estudos de Sexualidade na Educação de Jovens e Adultos, em Neurociências com ênfase em Envelhecimento, Fisiopatologia e Bioquímica de Doenças Neurodegenerativas, Inflamação, Estresse Oxidativo, Neurorregulação e Disfunção Mitocondrial e em Epidemiologia de doenças infecciosas. Faz parte dos grupos de Pesquisa CNPq: 1-Laboratório Materiais Avançados da UFSC/SC, 2- Escola de Saúde Coletiva da UFSC/SC e Doenças Neurodegenerativas no Laboratório de Neurologia Experimental da UNESC/SC. Desenvolve projetos de pesquisa, ensino e extensão no UNESC/ES e em parceria com a UFSC/SC e UNESC/SC. Atua como orientadora de trabalhos acadêmicos no UNESC/ES e coorientadora na UFSC/SC e na UNESC/SC. Coordena o Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento da COVID-19 do UNESC/ES. É professora integrante do Comitê Local de Prevenção Coronavírus (COVID-19) UNESC Campus Colatina. Faz parte do corpo docente dos Núcleos Docentes Estruturantes dos Cursos de Graduação em Psicologia, Graduação em Odontologia e Graduação em Farmácia do UNESC/ES.

Painelistas:

Luciana Schaeffer

   

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013), possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009). Atualmente é coordenadora e docente do curso de Arquitetura e Urbanismo e docente no curso de Engenharia Civil no Centro Universitário do Espírito Santo. Possui experiência profissional com projetos de arquitetura, complementares, planejamento urbano e planejamento e acompanhamento de obras. - linkedin.com/in/luciana-schaeffer-591565128

Tiago Antônio de Araújo

Aluno Especial de Doutorado em Ciência da Computação - UFES, Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Fundação Mineira de Educação e Cultura - FUMEC/FACE (2014) e Graduado em Redes de Computadores pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES (2009). Atualmente Pesquisador, Professor e Coordenador Adjunto do curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC e Coordenador do curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio da Secretaria de Educação do Espírito Santo - SEDU - Escola Honório Fraga. Experiência profissional e docente nas áreas de Redes de Computadores, Segurança e Qualidade da Informação, Multimídia, Programação, Gestão da Tecnologia da Informação e Robótica.  http://lattes.cnpq.br/9075884536372346

Josele da Rocha Monteiro

Possuo graduação em DIREITO pelo Centro Universitário do Espírito Santo (2002), graduação (licenciatura) em Letras Português/ Espanhol pela Faculdade Capixaba da Serra (2011), licenciado em Pedagogia pela Faculdade Multivix (2015) . Sou especialista em direito civil e atualmente sou professor do Centro Universitário do Espírito Santo, onde leciono direito civil (Direito de Família e Sucessões). Tendo em vista minha graduação em letras, atualmente me dedico a investigar os institutos jurídicos em obras literárias brasileiras clássicas, mais precisamente nas produções de José de Alencar e Machado de Assis. Sou especialista em Linguagens: língua e literatura pela Faculdade Saberes, especialista em Docência no Ensino Superior, pela Faculdade Multivix (2012). Mestre em Linguagens, Cultura e Comunicação pela Universidade da Amazônia – UNAMA. Cozinheiro profissional pelo IGA - Instituto Gastronômico das Américas. Gastrônomo (Gastronomia e Alta Cozinha) pelo IGA - Instituto Gastronômico das Américas, Professor de Língua Espanhola - efetivo na Prefeitura de Vila Velha -ES, Professor de Língua Espanhola no Ensino Integral, Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Salesiano de Jardim Camburi – Vitória-ES, Coordenador dos Cursos de Direito e Pedagogia do Centro Universitário do Espírito Santo – Campus Serra. Coordenador do projeto “Literatura em foco’ do Colégio Salesiano de Jardim Camburi – Vitória-ES.  - http://lattes.cnpq.br/5778266780087320.

ASSISTA AQUI!