Painel: igualdade de gênero

Início: 24/11/2021 às 10h00
Fim: 24/11/2021 às 11h00

Objetivo: O direcionamento da discussão é como anda a evolução do espaço das mulheres no mundo, trazer dados, mostrar possibilidades, como fugir um pouco dos clichês (é claro que o lugar da mulher é onde ela quiser), porém sabemos que não existe oportunidades para todas.

Moderadora: Denise Rocco De Sena

Possui graduação em Química pelo Instituto de Química de São Carlos - USP (1986), mestrado em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos - USP (1991) e doutorado em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos - USP (2002). Foi coordenadora de Curso Técnico em Química entre os anos de 2006 a 2009, Diretora de Ensino entre os anos de 2011 e 2014 e Diretora Geral entre os anos 2014 e 2017 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - campus Vila Velha (Ifes). Atualmente é professora Titular. Leciona Química Geral I e II, Físico-química I e II para o curso de licenciatura e Bacharelado em Química do Ifes. Também leciona disciplinas no Mestrado Profissional de Ensino de Química, ProfQui. Tem experiência na área de Físico-química principalmente em termodinâmica e eletroquímica. Atua nos seguintes temas: Estabilidade térmica e de armazenamento de biodiesel, Avaliação da Termoxidação de óleo de soja aditivado com antioxidantes naturais e Biodiesel de óleo residual de fritura. Também trabalha com surfactantes e macromoléculas. Já atuou na área Células a combustível e tem nessa área as publicações mais expressivas de sua carreira como pesquisadora. Atualmente orienta mestrandos na linha de pesquisa de ensino de química principalmente em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e Alfabetização Científica (AC). Entre junho de 2019 a agosto de 2021 atuou como Diretora Técnica da Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES).

Painelistas:

Tayná Leite

  

Especialista em DE&I, com sólida experiência de trabalho com o setor privado, bem como a sociedade civil, ONGs e outras partes interessadas essenciais para a Agenda 2030, ESG, incluindo experiência nas Nações Unidas (ONU Mulheres).

linkedin.com/in/tayná-leite

Josy Santos

Formada em administração, mestranda em Empreendedorismo e Negócios pelo BRITO Instituto. É especialista em negócios liderados por mulheres, diversidade e inovação. Possui vivências em liderança de projetos com foco em empreendedorismo, em especial o feminino e periférico, desde 2015. Atua como gestora de projetos de empreendedorismo feminino (SEBRAE SC e ENGIE, no programa Mulheres do Nosso Bairro) e consultora de inovação social e facilitadora de workshops, oficinas, mentorias coletivas, consultorias individuais e demodays (DELAS, VAI TEC, Projeto Horizonte, AGIR, START RS). E um tanto de outras coisas que não emitem certificados.

https://www.linkedin.com/in/josy-santos-inovacao-social/

Paula Tavares

Paula Tavares é advogada especialista sênior de gênero no Banco Mundial com enfoque em desenvolvimento internacional, diversidade e inclusão, e direito comparado nas áreas de igualdade de gênero e empoderamento econômico das mulheres. Seu trabalho é voltado para a promoção de leis e políticas em defesa dos direitos e proteção das mulheres contra a discriminação e a violência. É mestre em Direito Internacional pela Georgetown University (EUA), com especialização em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, e atua como professora convidada em diversas universidades nos EUA e conselheira no Gender Equality Initiative (GEIA) Advisory Group da George Washington University (EUA). Inscrita na OAB (DF), é também membro da International Bar Association (IBA) e da organização Women Inside Trade (WIT), entre outras. É palestrante e autora de artigos em suas áreas de atuação.

https://blogs.worldbank.org/team/paula-tavares

 ASSISTA AQUI!