Jornada Capixaba de Ciência e Inovação

A Jornada Capixaba de Ciência e Inovação promove a integração e o fortalecimento dos eventos e da difusão científica, essenciais para o futuro da sociedade capixaba. O lançamento em 2021 com o propósito anunciar de forma coletiva os eventos de Ciência, Tecnologia e Inovação que aconteceu entre agosto e dezembro de 2021 no Espírito Santo, dando foco às instituições de ensino e pesquisa e as entidades de apoio que são responsáveis pela manutenção, potencialização e existência da ciência capixaba. 

Os eventos contabilizaram mais de 900 horas de conteúdo sobre projetos de pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo. 

Em 2022 estamos realizando a 2º Jornada Capixaba de Ciência e Inovação. Serão anunciados os editais e chamamentos públicos ligados a 19ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, disponíveis para instituições de ensino e pesquisa e estudantes do nível básico ao superior. 

Eventos previstos

DESCRIÇÃO

INSTITUIÇÃO

DATA

Seminário de Propriedade Intelectual e Inovação 

INPI e IFES

24/03/2022

Jornada de Iniciação Científica

UniSales

09/06/2022 e 10/06/2022

VI Jornada Científica e X Mostra Científica

UNESC

29/08/2022a 2/09/2022

Benefícios

Impulsionar os eventos de Ciência, Tecnologia e Inovação que ocorrerão no Espírito Santo no segundo semestre de 2021, fortalecendo o ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação, ampliando a difusão científica, aproximando possíveis parceiros e possibilitar novas oportunidades de identificar potenciais talentos e projetos auspiciosos reforçando o manifesto da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).

Público

Os eventos têm o potencial de alcançar mais de 270 mil estudantes (entre ensino médio, técnico e superior), bem como professores da rede pública estadual e do ensino superior. Também tem conteúdos e atividades para empreendedores, trabalhadores de startups e empresas de micro e pequeno porte, empresas grandes em busca de parceria e talentos, além de uma programação para produtores rurais em busca de inovação.

Objetivos

- Despertar o interesse de estudantes nas áreas de ciência, tecnologia e inovação;
- Estimular o intercâmbio de professores e estudantes em todos os níveis de ensino;
- Estimular a atualização de conhecimentos e o debate de temas específicos e de interesse para o desenvolvimento científico e tecnológico do Espírito Santo;
- Divulgar a produção e atividades técnico-científicas e de inovação desenvolvidas nas escolas de ensino fundamental, médio, técnico e superior do Espírito Santo;
- Contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do Espírito Santo;
- Popularizar a ciência e as ações de inovação no Estado;
- Despertar a vocação inovadora de profissionais e estudantes;
- Mobilizar a população, em especial, as crianças, os adolescentes e os jovens, a partir das atividades de ciência, tecnologia e inovação;
- Identificar talentos, valorizando a criatividade na elaboração e execução de projetos.