Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

O que é

A Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides), e conta com apoio de instituições  parceiras, para a difusão da ciência, tecnologia, inovação e do empreendedorismo como motores do futuro da sociedade capixaba. Em 2021, acontece a 18ª edição da semana, com o tema “A Transversalidade da Ciência e Tecnologia e Inovações para o Planeta”.

A semana estadual está alinhada ao tema nacional, definido pelo Ministério de Ciência e Tecnologia. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT é realizada anualmente, sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI e este ano acontece entre os dias 2 e 8 de outubro de 2021, em todo o país, com eventos e atividades on-line e/ou presenciais.


Objetivo

Difundir a ciência, a tecnologia e a inovação e promover a interação criativa entre os setores público e privado, numa parceria do Governo do Espírito Santo com instituições educacionais de ensino médio, médio técnico, tecnológico, superior, pós-graduação e pesquisas, além de  inventores independentes, criando conexões entre esses diversos atores e provendo novas soluções e iniciativas para o desenvolvimento econômico e socioambiental.

Objetivos específicos:

  • Despertar o interesse de estudantes nas áreas de ciência, tecnologia e inovação;
  • Estimular o troca de informações e experiências entre professores e estudantes em todos os níveis de ensino;
  • Estimular a atualização de conhecimentos e o debate de temas específicos e de interesse para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado do Espírito Santo;
  • Divulgar a produção de atividades técnico-científicas e de inovação desenvolvidas nas escolas de ensino fundamental, médio, técnico e superior do Espírito Santo;
  • Contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado do Espírito Santo;
  • Popularizar a ciência e as ações de inovação no estado do Espírito Santo;
  • Despertar a vocação inovadora de professores e estudantes em todos os níveis de ensino;
  • Mobilizar a população, em especial crianças, adolescentes e jovens, em torno de atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação;
  • Identificar talentos, valorizando a criatividade na elaboração e execução dos projetos.

Histórico

A Semana Estadual de Ciência e Tecnologia foi criada no ano de 2004. Em 2021, passou a ser denominada Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, com o objetivo de potencializar as ações do ecossistema de inovação capixaba.

Os principais evento já realizados são:

2013 – Evento realizado presencialmente na Praça do Papa, em Vitória, sendo considerada a maior Semana Estadual de Ciência e Tecnologia.

2014 – Evento realizado presencialmente na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

2019 – Evento realizado presencialmente no Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, em Vila Velha, com a Feira Estadual de Ciências e Engenharia do Espírito Santo (Feicieng) e contou com uma grande participação dos municípios do interior e mais de 100 projetos expostos.

2020 – Primeira vez que a Semana Estadual foi realizada em formato totalmente “virtual”, devido a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). O evento contou com 116 projetos participantes e mais de 5 mil acessos no site.


Parceiros