Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação
O que é
A Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides) para a difusão da ciência, tecnologia, inovação e do empreendedorismo como motores do futuro da sociedade capixaba. Em 2022, acontece a 19ª edição do evento, que está alinhada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT, realizada anualmente sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI, e que este ano conta com o tema "Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil".
Objetivo
Difundir a ciência, a tecnologia e a inovação e promover a interação criativa entre os setores público e privado, numa parceria do Governo do Espírito Santo com instituições educacionais de ensino médio, médio técnico, tecnológico, superior, pós-graduação e pesquisas, além de inventores independentes, criando conexões entre esses diversos atores e provendo novas soluções e iniciativas para o desenvolvimento econômico e socioambiental.
Objetivos específicos:
- Despertar o interesse de estudantes nas áreas de ciência, tecnologia e inovação;
- Estimular o troca de informações e experiências entre professores e estudantes em todos os níveis de ensino;
- Estimular a atualização de conhecimentos e o debate de temas específicos e de interesse para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado do Espírito Santo;
- Divulgar a produção de atividades técnico-científicas e de inovação desenvolvidas nas escolas de ensino fundamental, médio, técnico e superior do Espírito Santo;
- Contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado do Espírito Santo;
- Popularizar a ciência e as ações de inovação no estado do Espírito Santo;
- Despertar a vocação inovadora de professores e estudantes em todos os níveis de ensino;
- Mobilizar a população, em especial crianças, adolescentes e jovens, em torno de atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação;
- Identificar talentos, valorizando a criatividade na elaboração e execução dos projetos.
Histórico
A Semana Estadual de Ciência e Tecnologia foi criada no ano de 2004. Em 2021, passou a ser denominada Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, com o objetivo de potencializar as ações do ecossistema de inovação capixaba.
Os principais evento já realizados são:
2013 – Evento realizado presencialmente na Praça do Papa, em Vitória, sendo considerada a maior Semana Estadual de Ciência e Tecnologia.
2014 – Evento realizado presencialmente na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
2019 – Evento realizado presencialmente no Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, em Vila Velha, com a Feira Estadual de Ciências e Engenharia do Espírito Santo (Feicieng) e contou com uma grande participação dos municípios do interior e mais de 100 projetos expostos.
2020 – Primeira vez que a Semana Estadual foi realizada em formato totalmente “virtual”, devido a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). O evento contou com 116 projetos participantes e mais de 5 mil acessos no site.
2021 - O evento foi mantido em formato online, ainda devido a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), contou com mostra e premiação de vídeos e podcasts, com votação popular, além de palestras e outros eventos transmitidos on-line.
Parceiros









.jpg)





.png)










